Colégio Dom Bosco

Há 30 anos, o Colégio Dom Bosco iniciava um projeto de democratização do ensino, facilitando o acesso da juventude ao conhecimento e à cultura. A gestão de Teresinha Teixeira à frente do Colégio Dom Bosco é também um divisor da história da Instituição em duas épocas: antes e depois de sua posse como diretora. Com o apoio dos colaboradores, de Dom Gerardo e, impulsionada pelas novas demandas, opera-se, na virada para os anos 80, uma popularização da educação de qualidade, em Petrolina. A compreensão de que aprender é um direito de todos, o acesso a uma instituição católica que professa a educação ética e eficaz ganhou um espaço definitivo a partir do final dos anos 70. A gestão de Teresinha Teixeira vem-se baseando, ao longo dessas três décadas, por uma visão integrada que evolui no plano administrativo e pedagógico, o que ressalta uma história de ampliação do espaço físico, com aquisição de infra-estrutura, como suportes importantes do que vem sendo construído no plano do conhecimento e da formação da juventude.


Memória da ampliação dos espaços e da infra-estrutura

Até o final dos anos 70, a área construída do colégio era a mesma da época de sua inauguração. Em 1980, o colégio ganha uma nova arquitetura, com a construção de um pavilhão de três pisos e de nove salas de aula para atendimento do primeiro grau. Em 1982, contando com 1.898 matrículas, passa por nova ampliação e se constroem mais três salas de aula e instalações para o almoxarifado. Em 1983, é realizada uma reforma geral, no antigo Instituto São José (fundado em 1941) para funcionamento do Colégio Dom Bosco – Extensão, localizado na Av. Barão do Rio Branco. É nesse prédio, com imenso jardim, onde funcionam as turmas do Ensino Médio, além de parte do Ensino Fundamental (8ª série). Ainda nesse ano de 1983, foi executado novo processo de reurbanização dos jardins do Colégio Dom Bosco – Matriz. Registra-se, ainda, o início da construção do Ginásio de Esportes Dom Gerardo Andrade Ponte, inaugurado em 10 de junho de 1984, o qual impulsionou a prática desportiva no educandário. Para acolher a vasta produção artístico-cultural dos alunos, é criado, também em 1984, o Centro Cultural Dom Bosco, inaugurado em sede própria em 1985, no antigo Cine Massangano, após reforma. Prosseguindo a sua expansão física, resultante das necessidades impostas pelo seu projeto pedagógico, em 1989, são ampliadas a biblioteca e sala de leitura e inaugurados o Laboratório de Ciências Dom Antônio Campelo Aragão e o Auditório Dom Paulo Cardoso, ambos no prédio do Colégio Dom Bosco-Extensão. O ano de 1993 foi marcado por uma grande festa cultural, com a reinauguração, em 28 de maio, do Centro Cultural Dom Bosco, totalmente reformado e ampliado, oferecendo melhores condições para o desenvolvimento da arte, da cultura e da educação. O marco do ano de 1994 fica por conta da inauguração de dois Laboratórios de Informática, um na Sede-Matriz, outro na Extensão. Nessa época, dá-se, também, a reforma do Pio XI, onde são praticadas algumas modalidades esportivas. Para expressar a importância conferida à história da instituição, é construído e inaugurado o Memorial Dom Bosco. Destaque-se a ampliação do conjunto de laboratórios como os de Biologia, Química, Física e Matemática, auditórios. Em 2003, é inaugurado o Parque Aquático Pe. Zequinha, composto por uma piscina semi-olímpica e uma infantil, e se faz a aquisição da Chácara Dom Bosco, espaço de extensão das atividades da escola e da comunidade. Acrescente-se a essa ampliação dos espaços físicos, a aquisição de todos os recursos pedagógicos e tecnológicos sempre renovados e necessários ao ensino moderno e de qualidade. A expansão física é fundamental para o funcionamento dos programas pedagógicos, estes se constituindo a maior prioridade do educandário. Aliados ao projeto político-pedagógico, sempre estiveram princípios filosóficos, as novas tecnologias de ensino, as áreas de ciência e tecnologia, o setor cultural, o departamento de esportes e as ações de extensão comunitária.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Controle de Acessos

  • 1988Este post:
  • 0Leituras Hoje:
  • 151Leituras Ontem:
  • 1156Leituras da semana:
  • 3369Leituras do mês:
  • 291861Total de Leituras:
  • 14 de abril de 2011Início da contagem:
  • 0Visitantes online: